sábado, 20 de agosto de 2011

A construção de rodovias:

Equipe 4: Mariah, Keise, Ianca e Maria José.

Rodovia Transamazônica ou BR-230
Extensão 4 977 km

Inauguração 30 de Agosto de 1972

Tipo Rodovia Transversal

Limite Oeste Lábrea, Amazonas

Interseções
BR-101
BR-405
BR-010
BR-153
BR-163
BR-174
Limite Leste Cabedelo, Paraíba

Lista de Rodovias do Brasil

Leste
< Cabedelo, Paraíba BR-230 Oeste Lábrea, Amazonas >


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A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.977 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraiba, a Benjamin Constant, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas. É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Região Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias.
Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção.
É o sonho de muitos jipeiros, pois sua precariedade instiga aos mais aventureiros sua travessia em veículos off-road.
A BR-230 ou Transamazônica é uma rodovia transversal e considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil com 4.000 km de extensão, ligando cidade portuária de Cabedelo na Paraíba ao município de Lábrea, no Amazonas cortando algumas das principais cidades do estado do Pará: Marabá ,Altamira e Itaituba. Na Paraíba representa o principal eixo de circulação de pessoas e mercadorias entre seus municípios, tendo como referencial o porto de Cabedelo e as cidades de João Pessoa e Campina Grande, os maiores pólos econômicos do estado. Percorre o solo paraibano por 521 km, com boa condição de tráfego até a divisa com o estado do Ceará.
O segmento de 147,6 quilômetros de extensão entre Cabedelo - onde se encontra o seu marco 0 - e Campina Grande, passando pela Grande João Pessoa que congrega os municípios de Bayeux, Santa Rita e Várzea Nova, dentre outros, foi duplicado no governo FHC, facilitando o escoamento dos produtos agrícolas e industriais, agilizando o comércio e incentivando o turismo.

Rodovia Belém-Brasília ou BR-010
Extensão 1954 km

Tipo Rodovia radial

Limite Central Brasília, Distrito Federal

Limite Norte Belém, Pará

Norte
< Belém, Pará BR-010 Sul Brasília, Distrito Federal >


A BR-010, conhecida como Rodovia Belém-Brasília, é uma rodovia federal radial do Brasil. Seu ponto inicial fica na cidade de Brasília - DF, e o final, em Belém - PA. A rodovia BR-010 passa pelo Distrito Federal, além dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.
A rodovia possui diversos trechos sem pavimentação ou ainda por construir, principalmente no Tocantins. Neste estado, os únicos trechos que possuem um trânsito relativo de veículos são os trechos entre o povoado do Príncipe (em Natividade) e Silvanópolis, e o trecho entre o km 402 (Fazenda Frigovale) e o entroncamento da TO-020, em Palmas. Os demais trechos são muito pouco utilizados, mesmo os que possuem asfalto. É denominada oficialmente de Rodovia Bernardo Sayão.
Serve, dentre outras, as seguintes localidades:
• Paranã - TO
• Natividade - TO
• Chapada da Natividade - TO
• Santa Rosa do Tocantins - TO
• Silvanópolis - TO
• Monte do Carmo - TO
• Palmas - TO
• Aparecida do Rio Negro - TO
• Rio Sono - TO
• Santa Maria do Tocantins - TO
• Itacajá - TO
• Goiatins - TO
• Carolina - MA
• Porto Franco - MA
• Imperatriz - MA
• Itinga do Maranhão - MA
• Açailândia - MA
• Dom Eliseu -PA
• Paragominas - PA
• Santa maria do pará - PA
Sua extensão é de 1954,1 quilômetros (incluídos os trechos não construídos).
Rodovia Cuiabá-Santarem ou BR-163
Extensão 1780 km (1106 mi)

Tipo Rodovia Longitudinal

Limite Norte Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, Pará

Interseções
BR-364
BR-070
BR-262
BR-060
BR-267
BR-463
BR-272
BR-369
BR-277
BR-280
BR-282
BR-386
BR-472

Limite Sul Tenente Portela, Rio Grande do Sul

Rodovias do Brasil

Norte
< Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, PA BR-163 Sul Tenente Portela, RS >


A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Tem 1780 km de extensão, sendo que apenas 702 estão asfaltados. Liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.
É a rodovia que integra o Centro Norte do Brasil ao Centro Oeste e Sul do Brasil, asfaltada do Sul para o norte até Guarantã do Norte, MT, a 702 km de Cuiabá, MT, dai sentido Santarém, PA, são 1152 km de estradas de chão. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil.
Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais.







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